Em um panorama industrial onde a competitividade e eficiência são mandatórios para o sucesso de uma instituição, se faz mais necessário a utilização de ferramentas de gestão.
Dentro desse ambiente, surgem os KPIs (Key Performance Indicator – Indicadores-chave de desempelho).
O que são KPIs?
São métricas que refletem o desempenho de uma máquina, processo, time, organização, entre outros. Por serem flexíveis (podem ser configurados sob demanda do utilizador) e se basearem em dados reais, traduzem o progresso e desempenho, ajudando gestores a tomar decisões e ajustar estratégias.
A importância dos KPIs na gestão?
- Monitoramento contínuo: Permitem que processos sejam continuamente monitorados, suportando tomada de decisões estratégicas.
- Tomada de decisões baseada em dados: Se bem definidos, permitem a tomada de decisões baseadas em dados reais
- Identificação de problemas: É possível identificar problemas recorrentes que estejam afetando, por exemplo, a produção de um bem ou a eficiência de entrega de um time de projetistas.
Como definir e implementar KPIs eficazes
- Definição clara de objetivos: Os dados podem dizer muitas coisas relevantes, mas devem ser coletados tendo em mente os objetivos.
- Escolha correta do KPI: Com os dados coletados e possuindo o objetivo estratégico, os KPIs devem ser específicos, mensuráveis e relevantes.
- Ferramentas de monitoramento: Hardware para a coleta de dados e softwares para integração de sistemas, flexíveis e fáceis de configurar, são mandatórios para terem
informações corretas. - Revisão e ajustes contínuos: A revisão deve ser feita periodicamente pela equipe de gestão e estarem sempre alinhadas com um objetivo claro e determinado.
Exemplos de KPIs
- Tempo de conclusão de projeto: Permite estimar o tempo necessário gasto para conclusão de projeto ou de atividades relacionadas.
- Custo por projeto: saber se o projeto foi orçado corretamente.
- Tempo de produção de um produto: Saber quanto tempo um produto leva para ser produzido.
- Tempo de máquina parada: Saber quanto tempo uma máquina específica ficou parada esperando reparo.
A implementação de KPIs em qualquer tipo de indústria, pode significar o sucesso ou o fracasso de um produto/companhia.
Por isso, na SMI acreditamos que a chave para a excelência está em monitorar, analisar e ajustar tarefas constantemente.
Se você tem essa demanda, podemos fornecer ferramental completo pare esse objetivo. Desde o hardware para coleta de dados fabris, até a configuração de KPIs em uma interface legível e intuitiva e altamente disponível.
Para saber mais dos nossos produtos e serviços, entre em contato conosco hoje mesmo.
Juntos poderemos construir um futuro de muito sucesso.